A Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que se ocupa da prevenção e correção dos defeitos da posição dos dentes, como apinhamentos, dentes desnivelados, correção da mordida (oclusão) e problemas de articulação têmporo mandibular (ATM).
Com o auxílio da Ortopedia Facial, pode se tratar casos que apresentem problemas de mal relacionamento das bases ósseas, como por exemplo retrusão e protrusão mandibular ou maxilar, através do estímulo, inibição ou redirecionamento do crescimento da maxila e/ou mandíbula. Por depender do crescimento, a Ortopedia Facial deve ser realizada em crianças durante o período de crescimento (6 a 12 anos de idade).
Dentre os muitos benefícios de um tratamento ortodôntico/ortopédico facial podemos esperar além de oclusão funcional, um aumento da auto estima do paciente com a melhora da estética dentofacial.

Solicitação da documentação ortodôntica
A documentação ortodôntica consta de uma série de exames que devem ser analisados por nossa equipe: radiografia panorâmica, telerradiografia, análises cefalométricas, fotografias intra e extra bucais, modelos ortodônticos, etc.

De posse da documentação ortodôntica, nossa equipe, que é composta por 06 profissionais, fará um diagnóstico preciso, analisando todos os seus aspectos estéticos e funcionais. Portanto, seria uma precipitação do profissional querer responder ao paciente na primeira visita, questões como: tipos de aparelhos a serem utilizados no tratamento, duração e o que se pode esperar deste tratamento em termos de resultados.

Planejamento do tratamento
Após estudar a documentação ortodôntica e um questionário preenchido pelo paciente, a equipe do COB irá definir o diagnóstico, o plano de tratamento e o prognóstico, inclusive esclarecendo todas as dúvidas do paciente e responsáveis. Solicitamos no caso de menores a presença dos responsáveis (mãe ou pai), se possível.

O que é diagnóstico
Na fase de diagnóstico, a equipe do COB estará definindo quais são os reais problemas apresentados pelo paciente quanto a estética e função.

Plano de tratamento
Com um bom diagnóstico, a equipe do COB estará em condições de definir o plano de tratamento mais adequado e eficiente para solucionar os problemas do paciente no menor espaço de tempo possível.


O prognóstico
Uma vez estabelecido o plano de tratamento, ou seja, tipos de aparelhos necessários, duração e metas do tratamento, será definido o prognóstico. O prognóstico tem o objetivo de deixar claro o que se pode esperar em termos de resultados, quais as dificuldades e riscos de tratamento. A partir deste momento, o paciente estará pronto para fazer sua opção quanto ao início do tratamento, pois terá recebido informações detalhadas deste tratamento, assim como, todos os esclarecimentos que se fazem necessários.

Equipe do COB
Todos os pacientes no COB são acompanhados por 03 profissionais, sendo 01 responsável e 02 assistentes. Este acompanhamento em equipe se faz necessário pois, em caso de ausência de um dos profissionais, devido a congressos, cursos, férias ou motivos de força maior, sempre haverá um outro profissional apto a prestar o atendimento ou esclarecimento ao paciente e familiares com presteza e eficiência.

Copyrigth © 2001 -2010 - COB / IOB - Todos os direitos reservados